Pular para o conteúdo

Como começar uma reforma?

Primeiro: Você tem um DESEJO OU UMA NECESSIDADE. Por exemplo – “Esse banheiro está horrível, preciso dar um jeito!”

Pense, desde esse banheiro até uma reforma total que envolva até a mudança de funções em vários ambientes… O que muita gente faz? Chama um pedreiro e sai comprando: pisos, revestimentos, cubas para o banheiro, tudo para muitas vezes acontecer de o piso não ser apropriado, os revestimentos não combinam, a cuba ficou um elefante no pires para o tamanho da bancada…Mas foi com o pedreiro, “assim não preciso gastar com arquiteto, que é muito caro”. Daí, termina a obra, a pessoa não fica feliz, gastou uma grana preta em refazer coisas erradas e/ou que não ficavam bem como ela queria, e o resultado não foi satisfatório!

Agora te proponho um exercício mental: Que tal pensar numa forma de fazer a obra que tenha como resultado um “UAU!”? Aquele que você coloca nos stories do Instagram, na sua página do Facebook etc.?

OK. Primeira dica: CONTRATE UM ARQUITETO!

-“O que? Acabei de dizer que arquiteto é caro!”

Tem certeza? Não me diga que você ainda está na idade da pedra das reformas, não entende que seu tempo vale dinheiro? O Arquiteto vai PENSAR o seu projeto, vai te fazer perguntas que você nem sabia que sabia responder- e vai te trazer CLAREZA, encontrando as melhores soluções para o seu caso.

-“Mas e o preço? Essa obra não vai ficar cara?”

Entenda de uma vez por todas: O Projeto é a ferramenta que reduz os imprevistos de obra em mais de 90 %, portanto o que você investir ao contratar um arquiteto, vai receber em forma de ECONOMIA. Economia de tempo, de materiais, de serviços…Porque tudo isso será PLANEJADO e pré-orçado, para que os problemas sejam resolvidos ANTES e não DURANTE a obra. Percebeu?

Do jeito pré-histórico, como acontece? Quem já fez reforma por conta própria sabe: “Acabou o cimento”, “O azulejo não deu”, “Não tinha que ter um ralo aqui?” “Esse porcelanato parece uma lixa para os pés”, e dá-lhe retorno, resserviço, correria e burocracia para devolver material etc.

Quanto prejuízo essa pessoa teve, para “economizar” ao não contratar o Arquiteto? Só posso afirmar, com segurança, que aquele que contratou o profissional saiu ganhando em tempo, economia de dinheiro mesmo, e bom gosto!

Resumo da primeira dica: O melhor jeito de reformar tem como primeiro passo CONTRATAR UM ARQUITETO.

 Revisão: Você contratou um Arquiteto, e está com o projeto e planilhas de materiais em mãos – porque tudo foi pensado e planejado ANTES, e não durante a obra, susto após susto.

Então, o próximo passo.

Responda: Que profissionais e tarefas estão envolvidos nessa reforma? Não sabe? Eu respondo: pedreiro, azulejista, eletricista, gesseiro, encanador, vidraceiro, pintor…

E qual a ordem de entrada deles na obra? Percebe a importância do Arquiteto, mais uma vez? Ele é “O cara!”

Mas, você pode pedir ao arquiteto só o projeto e “se virar” cm a obra, não é?

Dica extra: contrate pelo menos, além d projeto, um Cronograma Físico-Financeiro ao Arquiteto. Esse documento é como uma partitura que o maestro usa para a orquestra tocar direitinho a música: todas as compras estão descritas, todos os serviços pela ordem de entrada e saída. EVITE SURPRESAS! Está provado em um sem número de estudos que uma obra tocada “na raça” acaba gerando desperdícios de PELO MENOS 30 % do valor previsto!

Se você não tiver o Cronograma conforme descrito, a equipe que você contratar deverá obrigatoriamente elaborar um, sob pena de você dar três passos para trás.

Agora sim, chegamos ao ORÇAMENTO! Deu pra perceber o porquê de não se pedir um orçamento diretamente a um pedreiro só porque o seu banheiro está horrível? Por mais que o cara seja experiente, já tenha feito várias obras no bairro e blá blá blá.

Com o projeto e o cronograma em mãos, você pode pedir três orçamentos com três empresas diferentes, e sabe que pode então comparar preço, porque o CRITÉRIO está estabelecido de forma profissional!

Resumo conclusivo: NUNCA PEÇA ORÇAMENTO DIRETO A QUEM EXECUTA, SEM PROJETO E SEM CRONOGRAMA, E MUITO MENOS COMPRESSA, TIPO “PRECISO DO ORÇAMENTO PRA AMANHÔ.

De acordo? Quem entra nessa barca furada está pedindo para ser feito de trouxa, os empreiteiros não são idiotas, e cobram, e bem, pela “pressa”. A pressa é arqui-inimiga do serviço bem feito.

Empresas de reforma e empreiteiros experientes querem te atender bem, pode ter certeza. Mas para isso precisam do tempo hábil para montar um orçamento bem feito.

E pra quem ainda não entendeu, vamos lá: o cara vai pegar seus projetos e o cronograma, vai planejar numa planilha a alocação de mão de obra, compra de materiais nos tempos corretos, entrada e saída de cada profissional/serviço da obra etc. Daí, vai planejar a mobilização desse povo para iniciar a obra sem vazios improdutivos.

Viu só? O orçamento não é apenas quanto você vai pagar, é também a partitura de como a sua “música” será tocada!

Então, como vai ser sua próxima reforma?

Ficou alguma dúvida? Quer sugerir algo?

Marque alguém que está pra começar uma obra para ler este artigo, com certeza vai ajudar essa pessoa a refletir!

Um abraço!

Angi Jr

Arquiteto responsável pela angiarquitetos.com.br

Autor – reprodução e compartilhamento autorizados mediante citação da fonte